ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


De acordo com os PCN’s de Língua Portuguesa (...) é preciso “aprender a ler lendo”: de adquirir o conhecimento da correspondência fonográfica, de compreender a natureza e o funcionamento do sistema alfabético, dentro de uma prática ampla de leitura (1997, p. 56).

 

Considerando esse estudo, leia as afirmativas, a seguir e assinale a única incorreta:




  • Não devemos ensinar os  alunos a ler por meio de práticas centradas na decodificação, mas sim  ler a partir da prática da leitura de textos que circulam socialmente.

  • É imprescindível interagir com a diversidade de textos que circulam socialmente e, esta prática deve envolver todos os alunos,  menos aqueles que ainda não leem convencionalmente.

  • O papel do professor é agir como mediador propondo atividades significativas e desafiadoras em que as crianças, ao realizá-las, questionem suas certezas, comparando, refletindo e elaborando novas hipóteses acerca da leitura e escrita. 

  • A leitura pressupõe um processo de comunicação, e as crianças aprendem a ler participando de atividades de uso da escrita junto com pessoas que dominam já esse conhecimento. 

  • A leitura, como prática social, é sempre um meio, nunca um fim. Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal.