A REINVENÇÃO DO BRASIL: DA REGÊNCIA À REPÚBLICA OLIGÁRQUICA


Reflita um instante:

A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. (TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989).

A expressão geralmente utilizada quando os historiadores querem se referir à política brasileira da República Velha é “café com leite”. O termo indica as articulações políticas entre os estados do sudeste (Minas Gerais – São Paulo). Contudo, é importante observar que:




  • O clima interno dessa aliança era marcado por disputas políticas cada vez mais acirradas e que indicavam uma crise inevitável.

  • A poder econômico da cafeicultura permitia aos partidos desses estados indicar, arbitrariamente, o presidente da República.

  • A industrialização e urbanização que caracterizava a política café com leite foi suplantada pelo ruralismo dos demais estados.

  • O anarquismo dominou de tal forma o cenário político de São Paulo que a aliança com o socialismo mineiro ficou insustentável.

  • O grande fator de desestabilização política foi, justamente, a descentralização política que saiu das mãos dos gaúchos para o monopólio mineiro e paulista.