DIREITO FINANCEIRO, ECONÔMICO E CONSUMIDOR


Orçamento público é um instrumento de planejamento governamental em que constam as despesas da administração pública para um ano, em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas. É o documento onde o governo reúne todas as receitas arrecadadas e programa o que de fato vai ser feito com esses recursos destinados.

Disponível em http://www.planejamento.gov.br/servicos/faq/orcamento-da-uniao/conceitos-sobre-orcamento/o-que-e-orcamento-publico, acesso em 13/08/2018.

Sobre esse tema, analise os itens a seguir:

I - Em atendimento ao princípio da universalidade orçamentária, deve ser adotada uma forma específica quando da elaboração do orçamento, fazendo-se constar todos os elementos pertinentes em um único documento.

II - Dado o princípio da exclusividade orçamentária, exige-se que o orçamento contenha apenas matéria financeira, não podendo conter assuntos estranhos à previsão de receita e à fixação de despesa, ressalvadas as hipóteses previstas na CF.

III -  O projeto da lei orçamentária anual pode ser de iniciativa do Poder Legislativo, desde que computadas a receita e a despesa de todos os órgãos públicos.

 

Está correto o que se afirma em:




  • Somente o item III está correto

  • Somente os itens I e III estão corretos.

  • Somente o item II está correto

  • Somente os itens II e III estão corretos.

  • Somente o item I está correto