LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


A Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) adota, oficialmente, três tipos de sujeito: o simples, o composto e o indeterminado. Nas explicações e exposições pelos professores e pelos autores, costuma-se agrupar o sujeito simples e o composto sob a denominação de “sujeito determinado”.

Vale lembrar, ainda, que a impessoalidade do verbo depende da situação semântica em que se encontra. Em sentido figurado, metafórico, um verbo impessoal pode tornar-se pessoal. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir.

 

I. Na oração “Choveram críticas ao palestrante.”, o verbo “chover” é pessoal, tendo por sujeito o termo “críticas ao palestrante”, que está no plural. Por isso, o verbo também ficou no plural: “choveram”. Trata-se de sentido metafórico.

II. Na oração “Cheguei ontem cedo.”, há uma oração com sujeito oculto, ou seja, ele não está expresso, presente, marcado na oração.

III. Na oração “As crianças amanheceram gripadas.”, o verbo é pessoal (“amanhecer”), tendo por sujeito o termo “as crianças”, que está no plural. Por isso, o verbo também ficou no plural: “amanheceram”.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:




  • Apenas em III.

  • Em II e III.

  • Apenas em I.

  • Apenas em II.

  • Em I e III.