LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


Leia o texto abaixo para responder à questão proposta.

 

  1. Shirley Paes Leme tem no desenho a alma de
  2. sua obra. Os galhos retorcidos e enegrecidos pela
  3. fumaça são seus traços a lápis, que ela articula ora em
  4. feixes escultóricos, ora em instalações. Produz também
  5. delicados desenhos com a sinuosidade da fumaça. Para
  6. fazer a peça em homenagem à companhia de dança
  7. goiana Quasar, Shirley conta ter se inspirado na grande
  8. concentração de energia no espaço necessária para
  9. que um espetáculo de dança se realize. “A ideia da
  10. coreografia só consegue ser concretizada com
  11. movimento porque todos ficam antenados para um
  12. trabalho conjunto”, diz. A obra de Shirley tem linhas-
  13. galhos que se movem em tempos diferentes,
  14. impulsionadas por motores ocultos.

 

Território Expandido. Catálogo da Exposição em homenagem aos indicados ao Prêmio Estadão, 1999, p. 12-3 (com adaptações)

 

Qual é a opção incorreta a respeito das relações semânticas do texto verbal?




  • O desenvolvimento do texto permite depreender o significado da palavra “linhas-galhos” (l.12-13) a partir dos significados de galho e de linha.

  • A noção de reflexividade, ou seja, a de que agente e paciente de um verbo reportam-se ao mesmo referente, está presente tanto em “Shirley conta ter se inspirado” (l.7) como em “linhas-galhos que se movem” (l.12-13).

  • Na linha 5, a preposição “com” tem a função semântica introduzir uma característica para “delicados desenhos”.

  • Mudando-se o foco da ênfase, que está na autora, “Shirley Paes Leme” (l.1), para a ênfase na obra, “desenho” (l.1), a alteração da primeira oração do texto ficaria adequada da seguinte forma: Está no desenho a alma da obra de Shirley Paes Leme.

  • Depreende-se do emprego do conector “ora (...) ora” em “ora em feixes escultóricos, ora em instalações” (l.3-4), que “feixes escultóricos” se transformam em “instalações” e “instalações” se transformam em “feixes escultóricos”.