LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


Como você observou em seus estudos, o processo de elaboração de qualquer texto, seja ele escrito, seja oral ou multimodal, envolve mais que criação, mais que inspiração; envolve, essencialmente, um trabalho sobre e com a linguagem. Esse trabalho se traduz em atividade analítica e reflexiva dos sujeitos, pois a análise linguística se preocupa em auxiliar os falantes a dominarem recursos linguísticos e a refletir sobre em que medida certas palavras, expressões, construções e estratégias discursivas podem ser mais ou menos adequadas ao seu projeto de dizer, auxiliando na ampliação das capacidades de leitura e na produção textual.

 

Assim, a reflexão sobre a linguagem, tomando como objeto o próprio texto que se está elaborando, exige que o produtor do texto analise possíveis (in)adequações das escolhas linguísticas – ao gênero, ao tema em foco, à formalidade esperada etc. –, sua força expressiva ou eficácia argumentativa.  

 

Nesse sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

(  ) A prática de análise linguística pode se converter numa ferramenta importante para auxiliar os aprendizes na percepção dos pontos necessários para melhorar seu texto e na mobilização dos conhecimentos que lhes permitam fazer as mudanças devidas.

(  ) Na análise linguística, o sujeito deve se dirigir para os aspectos mais “visíveis” dos textos escritos, para os ajustes mais salientes a serem feitos, quanto a convenções da escrita e atendimento à norma linguística de prestígio, por exemplo, ortografia, indicação gráfica de parágrafos, uso de letras maiúsculas, concordância e regência.

(  ) Na análise linguística, faz-se necessário que os produtores do texto observem questões de outra natureza, mais complexas, seja porque se estendem para unidades maiores – parágrafo ou texto –, seja porque envolvem aspectos do discurso, ultrapassando o domínio daquele texto em especial.

(  ) Em uma análise linguística, por exemplo, o uso do verbo ordenar para fazer uma solicitação em uma carta formal, dirigida a uma autoridade, parece inadequado. Embora a reflexão se dirija a uma palavra (ordenar), a avaliação quanto ao seu uso remete à situação comunicativa como um todo: o gênero Carta de solicitação formal, o interlocutor a quem se dirige, a finalidade dessa carta.

 

A opção correta é:




  • F, V, F, V.

  • F, F, F, F.

  • F, V, V, F.

  • V, V, V, V.

  • V, F, F, F.