LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


As conjunções são unidades linguísticas invariáveis, com sentidos (classificações) que unem termos de uma oração ou unem orações. Por exemplo: se eu digo que este é o país mais rico do mundo, a conjunção que introduzirá a sequência da frase e essa sequência serão responsáveis pela finalização significativa da minha ideia. Caso contrário o meu texto ficará incoerente.

Assinale, assim, a melhor frase que complementa essa ideia com a conjunção adequada.




  • Este é o país mais rico do mundo, portanto a sua população não tem problemas com moradia, com saúde, educação, meio-ambiente, transporte público.

  • Este é o país mais rico do mundo, entretanto a sua população não tem problemas com moradia, com saúde, educação, meio-ambiente, transporte público.

  • Este é o país mais rico do mundo, portanto a sua população tem problemas com moradia, com saúde, educação, meio-ambiente, transporte público.

  • Este é o país mais rico do mundo, e a sua população tem problemas com moradia, com saúde, educação, meio-ambiente, transporte público.

  • Este é o país mais pobre do mundo, consequentemente a sua população não tem problemas com moradia, com saúde, educação, meio-ambiente, transporte público.