LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


Como estudado no primeiro capítulo, A leitura na perspectiva discursiva”, do livro “Língua Portuguesa: gramática e Aplicação, volume 1, devemos, enquanto leitores e produtores de texto, observar tudo aquilo que nos cerca a fim de buscarmos referências, fazer comparações, constatações, associações, análises e, por fim, atribuir sentido ao texto que estamos lendo. Porém, cada dia mais, as pessoas não estão conseguindo atribuir os sentidos apropriados para aquilo que se lê devido a diversos motivos; a internet é uma delas. Mas até que ponto a tecnologia tem influenciado no aprendizado da leitura e escrita?

 

Partindo desse questionamento e em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na leitura e na escrita, assinale a alternativa correta.




  • Todos os leitores, da atualidade, descartaram os materiais impressos substituindo-os pela facilidade dos repositórios digitais, como os tablets, que dinamizam os processos da leitura e da escrita.

  • As mudanças proporcionadas pela tecnologia nas maneiras de ler, de produzir e de fazer circular textos na sociedade desconsideram não só outras formas de ler e escrever, mas também outros suportes de circulação.

  •  A leitura e a escrita tornaram-se mais acessíveis devido às tecnologias digitais, as quais provocaram distanciamento de textos impressos e instauraram o “internetês” como linguagem oficial.

  • Os avanços tecnológicos promoveram mudanças significativas nos modos de ler e escrever, favorecendo, principalmente no ato de leitura, a capacidade de unir diferentes linguagens para a construção da significação.

  • A diminuição das distâncias espaciais e temporais intensificou e diversificou os modos de comunicação e informação, flexibilizando a formação de leitores de modo mais abrangente e superficial.