LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO I


No fragmento a seguir do conto “O alienista” de Machado de Assis, D. Evarista, esposa do Dr. Simão Bacamarte, constata a aproximação de uma multidão à sua residência em protesto contra a Casa Verde, manicômio criado por seu marido.

 

D. Evarista, se não resistia facilmente às comoções de prazer, sabia entestar com os momentos de perigo. Não desmaiou; correu à sala interior onde o marido estudava. Quando ela ali entrou, precipitada, o ilustre médico escrutava um texto de Averróis; os olhos dele, empanados pela cogitação, subiam do livro ao teto e baixavam do teto ao livro, cegos para a realidade exterior, videntes para os profundos trabalhos mentais. D. Evarista chamou pelo marido duas vezes, sem que ele lhe desse atenção; à terceira, ouviu e perguntou-lhe o que tinha, se estava doente. (ASSIS, 1994, p.19)

 

ASSIS, Machado de. O Alienista. In: . Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v.II. Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2019.

 

Analise as afirmativas de I a IV acerca da experiência de leitura do Dr. Simão Bacamarte retratada no fragmento anterior, com base em seus estudos do capítulo “A leitura na perspectiva discursiva”. Assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

 

( ) A concentração do médico na leitura desse texto demonstra a complexidade envolvida no ato de ler.

( ) A imersão do médico no texto demonstra sua busca como leitor pela interação com o que está sendo lido.

( ) A dispersão na leitura expõe a falta de conhecimento prévio do médico sobre o assunto do texto.

( ) O processo de leitura poderia ser mais ágil se o médico considerasse os elementos exteriores ao texto.

 

Relacionando-se a leitura do fragmento do conto ao estudo do referido capítulo, a sequência correta de V-F é:




  • V – V – F – F.

  • F – V – V – F.

  • F – V – F – V.

  • V – V – F – V.

  • V – F – F – F.