MARKETING


A questões 35 da avaliação do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 aplicada aos concluintes dos  cursos de Gestão trata do comportamento do consumidor. Sobre esta temática, analise a citação: 

As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais – as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital. (Adaptado ENADE)

Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, no campo pessoal e profissional, avalie as afirmações abaixo.

I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, sendo os fatores culturais os que exercem a maior e mais intensa influência.

II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho.

III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com a qualidade dos serviços online do que com os aparelhos, dada a mudança no estilo de vida dos consumidores e as influências dos seus grupos de referência. É correto o que se afirma em:




  • I e II, apenas.

  • I, II e III.

  • I e III, apenas.

  • III, apenas

  • II, apenas.