MARKETING


A questões 27 da avaliação do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 aplicada aos concluintes dos Administração trata dos tipos de pesquisa de mercado. Sobre esta temática, analise a citação:

Uma pesquisa realizada com foco na identidade de grandes marcas investigou os diferenciais das marcas de bairro. Com o consumidor cada vez mais exigente e valorizando atendimento personalizado, as grandes empresas estão tentando entender como o “Bar do Tião”, a “Vendinha do Zé” e a “Loja da Joana” conseguem manter um relacionamento de amizade e cumplicidade com seus clientes. As pesquisas apontaram as características principais das melhores marcas de bairro: identidade visual (com a proximidade dos ambientes digital e físico e com as características do bairro no qual estão instaladas), atendimento, o papel de propagandista que o cliente assume (confortável e bem atendido, ele sempre vai indicar o negócio para pessoas do próprio bairro ou de outras regiões), presença frequente do dono do estabelecimento e, por fim, a importância da experiência, o tempo de casa e a construção de relações duradouras. Considerando a pesquisa relatada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A pesquisa qualitativa exemplificada no texto investiga a lógica do consumo local das marcas de bairro, considerando acontecimentos e conhecimentos cotidianos como elementos da interpretação de dados.

PORQUE

II. A pesquisa qualitativa busca avaliar a relação de variáveis, como crenças e valores pessoais dos consumidores, com as marcas de bairro.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.




  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.