MARKETING


A questão 13  da avaliação do ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 aplicada aos concluintes dos Cursos de Gestão trata da s atividades do marketing. Sobre esta temática analise a citação abaixo retirada da questão e adaptada 

Você aprendeu que o Marketing é apenas a ponta do iceberg e dele todo um planejamento se faz importante para uma boa tomada de decisão. Neste contexto, considerando o processo de compra em um supermercado, observa-se que uma mãe resolve adquirir, exclusivamente para seu filho de quatro anos, uma bandeja de iogurte de sabores variados. Dois dias antes da compra ambos assistiram a um comercial sobre o produto na TV. Com isso, afirma-se que nesse processo podem ser identificados cinco papéis assumidos pelas pessoas envolvidas, são eles: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção correta.




  • Comprador: o garoto que irá até o supermercado para fazer a escolha do melhor sabor que lhe agrada.

  • Influenciador: a mãe do garoto ao decidir sobre os fatores nutricionais presentes no iogurte de forma proporcional ao preço.

  • Usuário:  o garoto e a mãe ao consumirem o produto quando chegarem em casa.

  • Iniciador: o garoto que solicita para a mãe a aquisição do iogurte após ter visto o comercial na TV.

  • Decisor: a empresa que decidiu colocar o iogurte disponível no supermercado para melhor atender as necessidades do mercado consumidor.