Em breve, dois políticos começarão suas campanhas um contra o outro na disputa por determinado cargo político. Cada um deles tem de escolher a questão principal que enfatizará como tema da campanha. Cada um deles tem três questões vantajosas para escolher, mas a eficiência relativa de cada um depende do assunto escolhido pelo oponente. Em particular, o aumento estimado em termos de votos para o político 1 (expresso na forma de porcentagem dos votos totais) resultante de cada combinação de temas é como se segue na tabela de payoff abaixo. Entretanto, por causa da carga de trabalho considerável da equipe para pesquisar e formular o tema escolhido, cada político tem de fazer sua escolha antes de saber da escolha do oponente.
Que tema o político 1 deve escolher? Resolva o problema e a matriz e assinale a alternativa que traz a melhor resposta para o jogo:
a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (0) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o político 1 não perde nada. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2 também, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Existe estratégia dominante e ponto de sela (estratégia 2).
a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 2, oferecendo o maior payoff (0) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 2 o político 1 não perde nada. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2 também, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.
a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 3, oferecendo o menor payoff (-5) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o político 1 perde somente 5. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 1, por representar o maior ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.
a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 3, oferecendo o menor payoff (-5) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o político 1 perde somente 5. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Não existe estratégia dominante e ponto de sela.
a estratégia escolhida pelo político 1 deve ser a 3, oferecendo o menor payoff (-5) dentre os piores. Ou seja, na pior das hipóteses, escolhendo a estratégia 3 o político 1 perde somente 5. Do ponto de vista do político 2, a melhor estratégia seria a 2, por representar o menor ganho para o político 1, e consequentemente a menor perda para ele. Existe estratégia dominante e ponto de sela.