Reações com energia livre de Gibbs negativo liberam energia livre e são chamadas de reações exergônicas, o que significa que os reagentes, têm mais energia livre que os produtos. Já em reações com energia livre de Gibbs positivo, por sua vez, precisam de entrada de energia e são chamadas de reações endergônicas, o que significa que os produtos, têm mais energia livre que os reagentes
Os gráficos abaixo representam valores de Energia livre de Gibbs, de acordo com a extensão da reação, em três situações distintas.
Com relação a esse tema, assinale a opção que descreve corretamente o comportamento representado em cada um dos gráficos acima.
No gráfico I, a reação não é espontânea e os reagentes são favorecidos em relação aos produtos; no gráfico II, a reação é espontânea e os produtos são favorecidos em relação aos reagentes; no gráfico III, os produtos e os reagentes são favorecidos de forma aproximada.
No gráfico I, a reação é espontânea e os produtos são favorecidos em relação aos reagentes; no gráfico II, a reação não é espontânea e os reagentes são favorecidos em relação aos produtos; no gráfico III, os produtos e os reagentes são igualmente favorecidos.
No gráfico I, a reação é endotérmica e os produtos são favorecidos em relação aos reagentes; no gráfico II, a reação é exotérmica e os reagentes são favorecidos em relação aos produtos; no gráfico III, a reação não é espontânea e os produtos são favorecidos em relação aos reagentes.
No gráfico I, a reação não está em equilíbrio e os reagentes são favorecidos em relação aos produtos; no gráfico II, areação não é espontânea e os reagentes são favorecidos em relação aos produtos; no gráfico III, a reação é espontânea e os produtos e reagentes são igualmente favorecidos.
No gráfico I, a reação não é espontânea e os produtos são favorecidos em relação aos reagentes; no gráfico II, a reação é espontânea e os reagentes são favorecidos em relação aos produtos; no gráfico III, os produtos são favorecidos em relação aos reagentes.