QUÍMICA ANALÍTICA I


Os testes por via seca, como o próprio nome diz, são experimentos realizados com amostras, sem prévio tratamento com algumas soluções extratoras. As amostras normalmente reagem diretamente em chama com outras espécies químicas, formando, normalmente, um sal complexado de cores definidas. Existem três testes por via seca, que podem ser utilizados, apresentando resultados com um nível de confiabilidade razoável, são eles:

- Teste com pérola de Bórax;

- Teste com pérola de Fosfato;

- Teste com pérola de Carbonato.

Sobre esses três testes marque a alternativa que melhor descreve cada um dos testes.




  • A maior vantagem dos testes por via seca é que cada pérola preparada realiza vários testes qualitativos de amostras diferentes.

  • A pérola de carbonato pode ser preparada pela fusão do carbonato de sódio em fio de platina. Esse teste é o mais empregado em testes por via seca.

  • A preparação da pérola de fosfato é semelhante a pérola de bórax. A pérola de fosfato deve apresentar coloração opaca e tonalidade branca.

  • A pérola de Boráx deve ser incolor e translúcida, qualquer pérola formada, diferente dessas características, deve ter sido contaminada.

  • Uma vez preparada a pérola de Bórax, devemos então colocar o analito, normalmente na forma líquida, em contato com o Bórax e levar ao aquecimento.