BRASIL MONÁRQUICO


Leia o texto com a atenção:

“Apoiado pela bonança resultante do “ministério da conciliação”, D. Pedro II resolveu investir na cultura. Para o sucesso dos seus projetos se engajou na “redescoberta” da nação, com o objetivo de criar uma memória para o país. Esse nacionalismo está registrado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O Instituto foi criado em 1838, durante a Regência de Araújo Lima. Sua função era tecer a memória nacional, divulgá-la através das revistas que foram publicadas e distribuídas a 136 sociedades estrangeiras.”

(PINTO, Ana Claudia A. & AINDAR, Maria Aura M. As transformações socioeconômicas e culturais no Segundo Reinado. In: PINTO, Ana Cláudia Alves... [et al.]. Brasil Monárquico. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011. p. 126.)

 

Considerando o contexto histórico apresentado na citação é correto afirmar que:

I - Nesse período de grande efervescência social a cultura popular e os menos favorecidos ocuparam um espaço social nunca antes permitido pela elite aristocrática.

II - Nesse contexto o Índio passou a ser retratado pelo romantismo como herói da nação, ocupando considerável espaço na pintura e na literatura.

III - Justifica-se a opção pelo heroísmo do índio o fato dele ser, diferentemente do negro africano e do branco europeu, o representante nativo das terras brasileiras.

 

Estão corretas:




  • II, apenas.

  • I e III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II e III.

  • I e II, apenas