METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA


Marque a alternativa correta.

O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:




  • D (    ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.

  • A (   ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.

  • B (    ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.

  • E (    ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.

  • C (    ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.