DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


A simulação é caracterizada por uma situação em que um cenário simulado representa modelos reais, tornando possível a reprodução do cotidiano. Jogo simulado “é uma atividade planejada previamente pelo facilitador, na qual os jogadores são convidados a enfrentar desafios que reproduzem a realidade de seu dia-a-dia. Todas as decisões são de responsabilidade do grupo e as tentativas são estimuladas (KIRBY, 1995).

 

A estrutura do jogo de empresa é a mesma do jogo simulado, porém, retratando situações específicas da área empresarial.  Analise as assertivas e a relação proposta entre elas: 

 

I)  O uso de jogos em treinamento se baseia no princípio de que o participante é um agente ativo e aprende melhor fazendo do que somente lendo ou ouvindo, haja vista que há uma meta de aprendizado e um elemento de competição entre os participantes, em que se enuncia vencedores e perdedores.

 

                                                                                    PORQUE

 

 

II) Há definições claras de quais os comportamentos que fazem ou não parte da atividade, e quais são as consequências desses comportamentos. Assim, nos jogos de empresa, alguns realizam a atividade proposta e outros apenas observam a atividade realizada, desenvolvendo a função exclusiva de espectadores.  

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 




  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.