METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA


A ecologia foi banalizada pela mídia. Fosse para entrar nos programas infantis da televisão, fosse para neutralizar a força transformadora das ideias ecológicas, ela foi reduzida a ideia de amor aos animais e a conselhos como " não jogue papel no chão", "apague as luzes de casa ao sair" ou "cuidado com o buraco na camada de ozônio - proteja a sua pele". (MINC, 2005).

Ecologia sem história e sem conteúdo torna impossível compreender:




  • que cada característica hereditária é determinada por dois fatores que se separam na formação dos gametas, onde ocorrem em dose simples”, isto é, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator.

  • ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos, melhorando o grau de adaptação destes ao meio.

  • que Thomas Alva Edison (1847-1931) criou a primeira lâmpada elétrica (com um filamento de carbono). 

  • a luta do seringueiro Chico Mendes - a defesa dos seringais do Acre e dos povos da floresta - , bem como a causa de sua morte a mando dos fazendeiros de sua região.

  • a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.