Pena (2011, p. 127) afirma que a tecnologia está presente em todos os lugares. Mesmo a população que não tem acesso ao computador já acostumou a ver na televisão vários programas com votação via telefone ou via internet. Diante do avanço da tecnologia, na sociedade atual o conhecimento é considerado fundamental para o aumento da competitividade e a competição global no mundo capitalista.
Diante desta afirmação, podemos concluir que:
As novas tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) não estão inseridas na expansão das bandas largas de transmissão.
De nada adianta estar inserido na era digital, pois, ela não oferece nenhuma oportunidade de evolução do sistema capitalista.
Estar inserido na era digital é sinônimo de ter oportunidades de não só participar do conhecimento difundido pelas novas tecnologias, como também inserir-se no sistema capitalista como maneira de utilizar os esforços públicos dos países subdesenvolvidos para consumirem produtos dos países desenvolvidos.
A tecnologia de certa forma só atrapalha o desenvolvimento de uma sociedade globalizada.
Pode-se afirmar que 100% das pessoas estão conectadas à internet e foram todas incluídas na era digital independentemente de sua localização geográfica.