PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II


Pena (2011, p. 127) afirma que a tecnologia está presente em todos os lugares. Mesmo a população que não tem acesso ao computador já acostumou a ver na televisão vários programas com votação via telefone ou via internet. Diante do avanço da tecnologia, na sociedade atual o conhecimento é considerado fundamental para o aumento da competitividade e a competição global no mundo capitalista. 

Diante desta afirmação, podemos concluir que: 




  • As novas tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) não estão inseridas na expansão das bandas largas de transmissão. 

  • De nada adianta estar inserido na era digital, pois, ela não oferece nenhuma oportunidade de evolução do sistema capitalista.

  • Estar inserido na era digital é sinônimo de ter oportunidades de não só participar do conhecimento difundido pelas novas tecnologias, como também inserir-se no sistema capitalista como maneira de utilizar os esforços públicos dos países subdesenvolvidos para consumirem produtos dos países desenvolvidos.

  • A tecnologia de certa forma só atrapalha o desenvolvimento de uma sociedade globalizada.

  • Pode-se afirmar que 100% das pessoas estão conectadas à internet e foram todas incluídas na era digital independentemente de sua localização geográfica.