PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II


O planejamento é uma prática social antiga e, por meio, dele é possível traçar metas, escolher a melhor metodologia e instrumentos, além prever ações e procedimentos. É mais provável identificar e contornar uma situação inesperada quando há um planejamento, pois ao elaborar um plano, o educador faz a reflexão não apenas sobre o conteúdo, mas, também do contexto no qual o aprendizado irá acontecer. Assim, é CORRETO afirmar que o planejamento pedagógico:

 




  • O planejamento foi incorporado pela indústria a partir da experiência escolar. Somente após resultados comprovados no “mundo pedagógico” a racionalidade do planejamento foi aceita pelas grandes corporações industriais.

     

  • Saber planejar é ter a capacidade de prever e controlar os acontecimentos. Em um ensino para a construção cidadão do conhecimento, o plano de aula não comporta a participação dos educandos, esta é uma tarefa que cabe apenas ao professor.

  • Após a realização do planejamento, por um ensino que leve à cidadania, o professor pode contar com seu sucesso absoluto sem se preocupar com o comportamento dos alunos em sala de aula, pois quem planeja é o professor e o aluno realiza a execução do que foi previsto.

     

  • É, antes de tudo, um momento de reflexão do professor sobre a sua prática e sobre a realidade na qual está inserido. Elaborar, projetar organizar, programar são fases de um planejamento; sua execução deve ser sempre flexível e aberta ao novo.

  • O plano de ensino deve ser seguido à risca, sem deixar brechas para questionamentos e interposições. Este deve possui a capacidade de ferramenta de controle aprendizado e disciplina em sala de aula.