Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação concreta dos mesmos e faz com que não haja uma interação entre os próprios educandos.