ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


A partir das investigações das educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apresentadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, vários pesquisadores da área começaram a construir uma nova didática da alfabetização, chegando ao conceito de ambiente alfabetizador. No começo, houve interpretações errôneas, e professores começaram a colocar nomes nas coisas, como etiqueta com a palavra lousa na lousa, etiqueta com a palavra mesa na mesa, supondo ser assim um ambiente alfabetizador. Com as pesquisas que se seguiram, concluiu-se que um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contem material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa. Ou seja, o uso tem de ser efetivo.

A partir dessa ideia, analise as afirmativas abaixo:

 

I) A noção de ambiente alfabetizador se amplia e não se restringe ao afixar de  material escrito  nos espaços escolares.

II) O processo  de ensinar e aprender, de forma contextualizada e significativa, leva em conta as necessidades dos alunos e as necessidades da sociedade.

III) O trabalho em sala de aula  (...) deve prever não só o desenvolvimento de capacidades necessárias às práticas de leitura e escrita, mas também de fala e escuta compreensiva em situações públicas.

 

 

São corretas as afirmativas:




  • I e II.

  • II e III.

  • I, II e III.

  • II apenas.

  • III apenas.