ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Nos momentos de jogo, as crianças mobilizam saberes acerca da lógica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens já realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa área. Brincando, elas podem compreender os princípios de funcionamento do sistema alfabético e podem socializar seus saberes com os colegas.

 

A partir da afirmativa e do estudo sobre a produção de sentidos na leitura e na escrita, reflita sobre as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a única alternativa incorreta.




  • Quando o adulto valoriza o esforço de comunicação da criança e se coloca numa postura de escuta, ele fornece elementos para que a criança perceba o sentido e a função de sua própria comunicação.

     

  • A produção de sentidos na leitura e na escrita começa com o valor que se dá (ou não) ao que a criança diz. 

  • Desde pequenina  a criança comunica ideias, quer contar infindáveis casos, quer saber o porquê de tudo, pede para que lhe contemos tantas histórias. Mas isso é irrelevante e não  interfere no aprendizado da leitura.

  • Quanto mais vemos sentido em nos comunicarmos e nos interagirmos mais a leitura terá sentido em nossa vida.

  • Ler é fazer ligação, é interagir, é encontrar com o outro, seja através de um gesto, seja através de uma carta ou um bilhete.