CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


A Proposta Triangular - como fazer arte (ou produção), leitura de obra de arte e contextualização sistematizada -, foi criada no período de 87/93, no Museu de Artes Contemporânea de São Paulo, tendo a sua frente Dra. Ana Mae Barbosa. Tal proposta foi segmento do “disciplined-based-art-education” (DBAE), uma proposta inglesa e norte-americana concebida na década de 60 que reuniu como componentes do ensino da Arte: a produção, a crítica de artes, a estética e a história da Arte. Conforme a autora, essa proposta surge da insatisfação de perceber que, apesar do indivíduo ter estudado artes no primário e secundário, possui uma grande dificuldade de entender, de usufruir do fazer artístico, não visitando um museu por não entender uma obra de arte.

Portanto, a abordagem triangular considera:




  • “produzir e entender a história da arte”.

  • “apreciar arte para visitar um museu”.

  • “saber realizar leitura de obra de arte”.

  • “fazer arte para entender a arte”.

  • “o fazer, ver e contextualizar o que vê e faz”.