SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


Adaptado de ENADE 2015. Marque a única alternativa correta.

 

As ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) possibilitam às organizações maximizarem a comunicação com os diversos integrantes de uma cadeia de suprimentos, consequentemente, agregar valor aos produtos. O serviço ao cliente, componente essencial da estratégia da logística, é afetado diretamente pelos Sistemas de Informações Logísticas.

 

Para sistemas logísticos integrados e de alta performance, como e-commerce, a empresa pode utilizar uma estrutura organizacional em rede para flexibilizar processos e utilizar, ao máximo, os meios digitais. Neste tipo de estrutura organizacional, líderes e liderados podem estar em qualquer lugar do mundo e interagem em prol dos objetivos da empresa.

 

Quanto ao tipo de estrutura organizacional para empresas de e-commerce, assinale a única alternativa que caracteriza corretamente o tipo da estrutura e suas vantagens.

 




  • Estrutura horizontal, por possibilitar propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área; melhoria contínua dos processos e da comunicação.

  • Estrutura matricial, por possibilitar a propagação do conhecimento entre as pessoas de uma mesma área; melhoria contínua dos processos e da comunicação; além disso, à medida que a empresa cresce, a comunicação entre os departamentos enfraquece.

  • Estrutura vertical, por possibilitar maior autonomia; área de distribuição é pensada de acordo com o mercado; as tomadas de decisões são autossuficientes, o que permite respostas mais rápidas aos clientes.

  • Estrutura vertical, por possibilitar autonomia para líderes de projetos; melhor visão do negócio; sistemas logísticos planejados por projeto e por demanda; atendimento rápido às necessidades dos clientes.

  • Estrutura matricial, por possibilitar um ambiente mais participativo, pois depende da colaboração de muitas pessoas diferentes; liderados têm mais participação no processo de decisão.