METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA


A ausência do domínio da leitura e da escrita, no entanto, não representa ausência de cultura e outros saberes não acadêmicos. Nesse contexto, os projetos pedagógicos para turmas da EJA devem ser pensados de maneira que possam contemplar o multiculturalismo e que sejam capazes de valorizar e reconhecer a complementaridade entre os saberes acadêmicos e os informais (ligados ao contexto sociocultural do educando), a experiência de vida já adquirida pelos discentes e as diferenças entre as formas de conhecimento. O currículo deve abranger temas que possibilitem compreender o contexto em que os alunos vivem, ou seja,  que estabeleça o objetivo da educação para adultos integrada à formação profissional. Nesse processo, o professor tem papel fundamental; ele deve atuar como:




  • um articulador do processo de construção do conhecimento, utilizando um método  único e eficiente, ativo, dialógico, crítico e tecnicista, possibilitando uma interação maior entre docente e comunidade e favorecendo o processo de ensino  aprendizagem.

  • um mediador possibilitando uma formação  pessoal do indivíduo, dando a ele o direito de entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de tornar-se cidadão, de maneira assistemática e esporádica.

  • um acolhedor das diferenças e as considerar no processo de  ensino aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, desenvolvendo um contexto próprio para ser reconhecido apenas como indivíduo alfabetizado.

  •  um mediador do processo de construção do conhecimento, utilizando um método que seja ativo, dialógico, crítico e criticista, possibilitando uma interação maior entre docente e discente e favorecendo o processo de ensino  aprendizagem.

  • um mediador, facilitador e articulador do conhecimento, aquele que detém toda a informação e saber. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos, que deverá negociar os conhecimentos adquiridos e apoiar os estudantes e juntos sintetizarem o conhecimento compartilhado.