A ausência do domínio da leitura e da escrita, no entanto, não representa ausência de cultura e outros saberes não acadêmicos. Nesse contexto, os projetos pedagógicos para turmas da EJA devem ser pensados de maneira que possam contemplar o multiculturalismo e que sejam capazes de valorizar e reconhecer a complementaridade entre os saberes acadêmicos e os informais (ligados ao contexto sociocultural do educando), a experiência de vida já adquirida pelos discentes e as diferenças entre as formas de conhecimento. O currículo deve abranger temas que possibilitem compreender o contexto em que os alunos vivem, ou seja, que estabeleça o objetivo da educação para adultos integrada à formação profissional. Nesse processo, o professor tem papel fundamental; ele deve atuar como:
um articulador do processo de construção do conhecimento, utilizando um método único e eficiente, ativo, dialógico, crítico e tecnicista, possibilitando uma interação maior entre docente e comunidade e favorecendo o processo de ensino aprendizagem.
um mediador possibilitando uma formação pessoal do indivíduo, dando a ele o direito de entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de tornar-se cidadão, de maneira assistemática e esporádica.
um acolhedor das diferenças e as considerar no processo de ensino aprendizagem, reconhecendo que cada estudante aprende de uma forma diferente, desenvolvendo um contexto próprio para ser reconhecido apenas como indivíduo alfabetizado.
um mediador do processo de construção do conhecimento, utilizando um método que seja ativo, dialógico, crítico e criticista, possibilitando uma interação maior entre docente e discente e favorecendo o processo de ensino aprendizagem.
um mediador, facilitador e articulador do conhecimento, aquele que detém toda a informação e saber. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos, que deverá negociar os conhecimentos adquiridos e apoiar os estudantes e juntos sintetizarem o conhecimento compartilhado.