GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre qualidade e legislação das águas.

 

Com o passar do tempo, os ecossistemas aquáticos incorporam substâncias provenientes de causas naturais, como sedimentos de erosão. Suas concentrações raramente se encontram elevadas, porém, podem afetar o comportamento químico das águas e seus usos mais relevantes. Por outro lado, substâncias lançadas em corpos d’água pela ação antrópica resultam em problemas e demandam recursos para sua recuperação. Os casos mais graves referem-se:

 




  • À mineração, pois, além do desmatamento, a remoção do solo libera sedimentos para as partes mais baixas do relevo, redundando em assoreamento dos corpos hídricos.

  • À abertura de canais artificiais para desvios de cursos de rios, chegando ao litoral, já que espécies marítimas são capazes de adentrar o curso natural e, sendo exóticas, desiquilibrar o ambiente.

  • Às substâncias potencialmente tóxicas, oriundas de processos industriais, além de eutrofização causada pelo despejo de sistemas de tratamento de esgoto ou adubos e pesticidas.    

  • Às megaconstruções civis, como túneis, pois, a explosão de rochas e o deslocamento do solo são potenciais contribuintes de eutrofização dos cursos d´água.  

  • À construção de barragens para hidrelétricas, pois, os lagos artificiais são potenciais criatórios de algas e cianobactérias, capazes de produzir toxinas letais à fauna local.