GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Para responder essa questão você pode se basear nos estudos sobre caracterização dos recursos hídricos superficiais e previsão de eventos extremos.

 

As enchentes decorrem do aumento anormal do escoamento superficial, causado pelo excesso de chuvas. Veja:

 

“A chuva intensa que atingiu São Paulo desde domingo à noite provocou o caos na maior cidade do país. Há relatos de mortes, de famílias que tiveram as casas alagadas e comerciantes com as lojas invadidas pela água. O temporal transformou algumas ruas em rios. Em determinadas regiões, moradores tiveram que subir nos telhados e outros usaram caiaques.” (Fonte: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/passei-por-20-enchentes-mas-essa-foi-pior-diz-sobrevivente>, publicado em 11.03.2019) 

 

Com base no tema das enchentes, analise as assertivas a seguir:

 

I) As inundações são mais comuns nas cidades, graças à maior cobertura artificial do solo, em áreas baixas do relevo, margens de rios e leitos de rios cobertos.

II) A destinação dos resíduos sólidos em áreas rurais tem relação direta com as inundações, especialmente as que ocorrem nas áreas adjacentes ao leito dos rios.

III) As cheias dependem de fatores relativos ao uso e ocupação do solo e das características naturais, como cobertura vegetal e permeabilidade.

 

Pode-se assinalar como resposta:

 




  • I, II e III.

  • II e III, apenas.

  • III, apenas.

  • I, apenas.

  • I e III, apenas.