DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


MARTINELLI (1987) realizou extensa pesquisa comparativa sobre jogos de empresas focados para o ensino de administração. Conceitua-os como um “exercício sequencial de tomada de decisões estruturado em torno de um modelo de uma situação empresarial, no qual os participantes se encarregam da tarefa de administrar as empresas simuladas.” Acrescenta que os jogos de empresas poderiam contribuir na aprendizagem de conteúdo, desenvolvimento de habilidades e competências a partir:

 

I) Da eliminação de bloqueios psicológicos, pois as vivências são espontâneas e surgem comportamentos assertivos e não assertivos, trabalhados por meio de análise posterior ao jogo.

 

II) Do desenvolvimento de habilidades como organização, planejamento, liderança, diante a multiplicidade dos papéis profissionais assumidos pelos participantes.

 

III)  Da observação de alguns participantes sobre o comportamento dos demais, haja vista que no jogo divide-se a turma em dois grupos, onde um realiza a experiência vivencial e o outro realiza a observação.

 

Podemos afirmar que estão corretas as seguintes assertivas:  

 




  • II, apenas.

  • I e II, apenas.

  • I, II, III.

  • I, apenas.

  • II e III, apenas.