ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS


A ISO – International Organization for Standardization, é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. A representação brasileira dela é a ABNT.

O objetivo dela é promover a normalização internacional de modo a facilitar o intercâmbio, a transferência de tecnologia e a padronização das unidades métricas mediante um conjunto único de medidas da qualidade.

Uma variante dela é a ISO 9001, que é um sistema de gestão com o objetivo de garantir a otimização de processos, maior rapidez no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O que a empresa ganha com a ISO 9001?

I - Produção mais ágil com processos mais inteligentes;

II - Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;

III - Reduzir custos com maior produtividade;

IV - Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;

V - Aumentar as oportunidades de mercado (muitas empresas grandes só compram de fornecedores com ISO 9001);

VI - Melhorar a imagem da empresa;

VII - Desenvolver fornecedores: o reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos, aumentando a confiabilidade do seu produto/serviço;

VIII – Aprimorar seus descartes de resíduos oriundos do processo.

É correto o que se afirma em:




  • II, III, V, VI, VII, VIII

  • II, IV, V, VII

  • I, II, III, IV, V, VI, VII

  • III, IV, V, VI, VII

  • I, III, IV, V, VI, VII, VIII