CONTABILIDADE AVANÇADA


Estudamos que a NBC TG 36 tem como objetivo estabelecer princípios para a apresentação e elaboração de demonstrações consolidadas quando a entidade controla uma ou mais entidades. Esta Norma não trata dos requisitos contábeis para combinação de negócios e seus efeitos sobre a consolidação, incluindo goodwill resultante de combinação de negócios. Deverá a controlada apresentar as demonstrações contábeis consolidadas nas quais os investimentos em controladas estão consolidados. Vimos que existem exceções em alguns casos. Neste sentido, analise os itens a seguir:

 

I - A controladora é ela própria uma controlada (integral ou parcial) de outra entidade, a qual, em conjunto com os demais proprietários, incluindo aqueles sem direito a voto, foram consultados e não fizeram objeção quanto à não apresentação das demonstrações contábeis consolidadas pela controladora.

II - A controlada não arquivou e não está em processo de arquivamento de suas demonstrações contábeis na Comissão de Valores Mobiliários ou outro órgão regulador, visando a distribuição pública de qualquer tipo ou classe de instrumento no mercado.

III - Os instrumentos de dívida ou patrimoniais da controlada não são negociados em mercado aberto.

IV - A controladora final (ou intermediária) da controladora disponibiliza ao público suas demonstrações contábeis consolidadas em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade.

 

Está correto apenas o que se afirma em:




  • I, III e IV.

  • II, III e IV.

  • I e II.

  • I e IV.

  • II e IV.