CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Você conhece a história de Alice no País das Maravilhas? Na história, Alice se perde em um mundo diferente, depois de correr atrás de um coelho e cair num buraco. Nesse mundo, ela se encontra com um gato e travam o seguinte diálogo:

Alice: _____ Eu só queria saber que caminho tomar...

Gato: _____ Isso depende do lugar onde quer ir...

Alice: _____ Oh, realmente não importa, desde que eu...

Gato: _____ Então, não importa que caminho tomar...

 (CARROLL, 2000)

Fazendo uma analogia a nossa realidade de sala de aula, ao planejamento e a avaliação, assinale nas afirmativas aquelas que condizem com a fala de Alice:

I..Alice entra num local que não é nada peculiar à realidade dela. Muitas vezes quando entramos numa sala de aula pensamos: Meu Deus e agora? O que vou fazer?

II.Nos aventuramos como Alice a procurar saídas, nos desvencilharmos dos imprevistos e sustos, buscando sempre superar os problemas e percalços do caminho.

III.Mas em determinados momentos, fazemos como Alice, nos perguntamos qual o melhor caminho que devemos tomar para planejar nossas aulas e como avaliar.

IV. Quando isto acontecer devemos lembrar do questionamento do Gato: depende do lugar que desejamos chegar, qual resultado almejamos, que tipo de aluno queremos formar.

V. Como o Gato, quando iniciamos com uma turma nova, não importa como iniciar..., desde que eu tenha um material pronto, já elaborado para outras turmas e que sempre faço uso dele.

Estão corretas as alternativas:




  • I, IV   e V, apenas.

  • IV e V, apenas.

  • I, II, III e IV, apenas.

  • II, III e V, apenas.

  • I, II e IV, apenas.