CONTABILIDADE AVANÇADA


Um derivativo é uma aplicação financeira sofisticada e ainda nova para a maioria dos investidores. A citação derivativos ocorreu a partir da Lei nº 11.638/2007, no art. 183 da Lei nº 6.404/76, transcrito a seguir:

“I — as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo (Redação dada pela Lei nº 11.638, de 2007)”.

Considere as afirmações sobre Derivativos:

I - Um derivativo é uma aplicação que depende (deriva) de outras variáveis ou grandezas mais básicas ou subjacentes ao derivativo ao qual se refere.

II - Em um derivativo, existe a figura de um investidor, que assume o compromisso de vender no futuro um Ativo por determinado valor, e a figura de outro investidor, que assume o compromisso de comprar este Ativo pelo valor pactuado no passado.

III – Uma das características do derivativo é que o seu valor é baseado em uma ou mais variáveis subjacentes mensuráveis no futuro.

IV – São exemplos de variáveis ou grandezas consideradas para os derivativos as cotações de títulos, preços de feijão, soja, petróleo, ouro ou qualquer outro valor que possua um índice aferível.

Apresentadas as afirmações é correto o que se afirma em:




  • I, II, III apenas.

  • I, III e IV apenas.

  • I, II, III e IV apenas.

  • II e III apenas.

  • II, III, IV apenas.