ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


Durante toda a nossa vida realizamos aprendizagens de naturezas mais diferentes. Nesse processo, marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, no contexto das relações sociais, é que construímos nosso conhecimento, valores, representações e identidades. [...] Os currículos e práticas escolares que incorporam essa visão de educação tendem a ficar mais próximos do trato positivo da diversidade humana, cultural e social, pois a experiência da diversidade faz parte dos processos de socialização, de humanização e desumanização.

 

(GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo – MEC, 2007. Disponível em: . Acesso em 11 de ago. 2017)

 

A seguir, leia parte da entrevista da professora Diva Guimarães concedida à Revista Nova Escola.

 

NE: Na palestra você disse que somos escravizados até hoje. É uma colocação forte. O que você quis dizer?

DIVA: São as oportunidades que nos dão que nos escravizam. É só perguntar para qualquer pessoa negra, ou de periferia, ou indígena. Quando era pequena, tive a oportunidade de fazer o primário em um colégio interno, mas eu era obrigada a trabalhar lá. Além disso, passava por situações que os alunos brancos de classe média não passavam: apanhava muito [...]. No ginásio, passei a dar aulas em troca de moradia e de um tempo livre para estudar pela manhã. Nada mudou desde o período da escravidão, nem para mim nem para o mundo. Seguimos escravos.

NE: Além dos maus-tratos, como foi a experiência escolar para você?

DIVA: Estive sempre cercada de uma maioria de pessoas brancas. No colégio interno, todas as minhas colegas negras eram as pessoas que estavam ali por serem assistidas – estavam ali nas mesmas condições que eu. No ginásio e no magistério, tinha uma ou outra colega com a cor da pele como a minha. Nas aulas, aprendi o que estava nos livros. Não tinha nada de bom que a gente [os negros] fazia. Você não se via nas páginas escolares como negro. Você estudava a história dos Estados Unidos – às vezes a gente até tinha que decorar palavras em inglês --, estudava sobre a Europa, mas nada sobre a África. Tudo o que diziam era que a gente veio de lá escravizado para trabalhar no Brasil. Eu passava mal. Ficava revoltada quando falavam da escravidão porque as pessoas começavam a olhar para mim porque eu era a única negra.

[...]

NE: Você disse que não mudamos até hoje. Você tem esperança de que mudemos no futuro?

DIVA: Eu tenho esperança na Educação. A geração de hoje, em que muitos são cotistas, e os filhos deles vão ter outra cabeça. Muitos jovens vieram conversar comigo em Paraty. Muitos mesmo. A gente pensa que eles não estão ligados em tudo o que acontece, mas eles estão muito ligados. A mudança vem daí. Vai demorar um tempo, mas vai mudar.

 

(Disponível em: . Acesso em 14 de ago. 2017)

 

Após a leitura e reflexão sobre os tópicos acima, leia e analise as afirmativas que seguem.

 

I A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade.

II A diversidade se faz presente na produção de práticas, saberes, valores, representações de mundo, experiências de sociabilidade e de aprendizagem.

III A diversidade pode ser entendida como a construção histórica, social e cultural das diferenças.

IV A diversidade sempre fez parte do currículo a ser trabalhado nas escolas do Brasil.

 

É correto o que se afirma em:




  • III, apenas.

  • I e IV.

  • II, apenas.

  • I, II e III.

  • II, III e IV.