ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


A construção do projeto político-pedagógico é um caminho de consolidação da democracia, identidade e autonomia das escolas na busca por uma educação de qualidade. Essa ação exige o envolvimento e participação de toda a comunidade escolar. Para que isso aconteça de forma legítima, são criados os órgãos de gestão, que, de acordo com Veiga, (2001, p.115) “garantam, por um lado, a representatividade e, por outro, a continuidade e consequentemente a legitimidade”. Esses órgãos são: o conselho escolar ou colegiado, o conselho de classe, a associação de pais e mestres e o grêmio estudantil.

 

(VEIGA, I. P. A. As instâncias colegiadas da escola. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 5ed. Campinas, S.P.: Papirus, 2001)

 

A seguir, leia o relato de uma situação hipotética vivenciada em uma escola pública.

  

A Escola Municipal Capitães da Areia, buscando sempre uma educação de qualidade, tem modificado sua forma de gestão. Ampliou e estreitou as relações com a comunidade da qual faz parte, o conselho escolar tem sido convidado a participar não só das decisões administrativas e financeiras, mas tem também ajudado em relação à frequência e aproveitamento dos alunos. Os alunos, professores, gestores, pais e demais funcionários da escola, são convidados para ajudarem a resolver, quando aparece algum problema na escola, para que possam juntos, encontrar a melhor solução. Este ano, de acordo com as normas municipais, haverá eleição para o Conselho Escolar que atuará a partir do próximo ano.

 

De acordo com as reflexões apresentadas, a gestão da Escola Municipal Capitães da Areia está:

 

I de acordo com a LDBEN 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária.

II de forma equivocada, pois envolve alunos e funcionários nas decisões pedagógicas e administrativas.

III em desacordo com a LDBEN 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão.

IV em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas.

 

Está correto o que se afirma em:




  • I, II apenas.

  • IV, apenas.

  • I, apenas.

  • I, II e III.

  • I e IV.