ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


MAFALDA

QUINO, Toda Mafalda. SP: Martins Fontes, 2000. Disponível em: . Acesso em 08 ago. 2017.

 

Termômetros da qualidade, os indicadores de evasão e repetência continuam altos (...) E “não se pode culpar o aluno por isso. A responsabilidade de ensinar bem é da escola, e o governo precisa ajudá-la nessa tarefa” diz Maria de Salete Silva, coordenadora de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil. Neste sentido, então, é essencial compreendermos que os profissionais da educação da atualidade e, em especial o professor, necessitam de um engajamento profissional e pessoal diferente daquele que se tinha e bastava a alguns anos atrás, quando os alunos aguardavam atentos e perfilados em suas carteiras a chegada do mestre, meros espectadores de uma “educação bancária”, como afirma Paulo Freire, desprovida de sentido e preocupada apenas em atender as necessidades de uma sociedade capitalista emergente.

 

Relacionando a tirinha de Mafalda e a reportagem da revista Nova Escola, avalie as afirmações a seguir.

 

I O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social.

II Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão central para o processo pedagógico.

III O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.

IV A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, desde que sejam providos de significado e sentido para professores e alunos.

V Os projetos curriculares escolares devem desconsiderar a cotidianidade de alunos e professores da escola, pois disso decorre a informalidade.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • II, III e IV.

  • I, II, III e IV.

  • II e IV.

  • I e III.

  • I e IV.