ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM HISTÓRIA


O Monumento às Três Raças é uma escultura localizada no centro da Praça Cívica, em Goiânia, capital do estado de Goiás. Esculpido em bronze e granito por Neusa Morais, em 1968, o monumento, que pesa aproximadamente trezentos quilos e possui sete metros de altura, faz menção às matrizes étnicas - branca, negra e indígena - que deram origem ao povo brasileiro.

 

     Monumento às Três Raças. Foto de Wanderson F Alves. Disponível em: <http://farm5.static.flickr.com/4078/4810637664_11105973df_b.jpg>. Acesso em: ago.2017.

 

Após uma análise mais detida da imagem anterior, você perceberá o quanto é possível pontuar os sentidos que permeiam as estruturas simbólicas dessa obra. Mas, para tanto, o observador deve ter olhos de ver. Há de se ter sensibilidade artística suficiente, e algum traquejo com a historiografia do Brasil colônia, para descobrir as temáticas implícitas no trabalho de Neusa Morais.

Assim sendo, assinale a alternativa que expressa um desses temas silenciosos, oculto na solidez da escultura goiana.


 




  • Em um esforço conjunto, as três matrizes étnicas tentam derrubar o marco de granito que representa a opressão estrangeira.

  • As três matrizes étnicas se esforçam para sustentar o marco de granito em queda eminente, que representa a economia colonial.

  • Enquanto a matriz europeia derrubar o marco de granito que simboliza a estrutura civilizatória do Brasil, negros e índios lutam para mantê-la de pé.

  • Enquanto negros e índios tentam derrubar o marco de granito que simboliza a estrutura civilizatória do Brasil, a matriz europeia luta para mantê-la de pé.

  • O marco de granito representa o corpo civilizatório brasileiro, sendo erguido pelo esforço em comum das três matrizes étnicas.