Independentemente do tipo de obra a ser edificada, conhecer os parâmetros de compressibilidade e adensamento do solo devido aos carregamentos verticais é de extrema importância, pois é com base nisso que o engenheiro conseguirá projetar e/ou executar uma obra obedecendo aos critérios mínimos de segurança e não atingindo o Estado Limite de Segurança (ELS). Com base no texto, assinale a alternativa que não representa os parâmetros de compressibilidade.
Compressibilidade se caracteriza como sendo a propriedade que têm os materiais de sofrerem diminuição de volume quando lhes são aplicadas forças externas.
Como a compressibilidade é a característica de deformação que o solo pode ter, é possível definir que ela aconteça de maneira rápida ou lenta.
A compressibilidade acontece de maneira lenta e gradual, pois há uma redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência da pressão do fluido para os sólidos, devido às cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes.
Para determinar os parâmetros de compressibilidade se faz necessário realizar ensaios laboratoriais.
Uma das principais causas de recalques é a compressibilidade do solo.