HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Embora o contexto econômico em que se inseria a reforma Capanema exigisse a criação de um modelo de educação que acompanhasse o ritmo do desenvolvimento e expansão tecnológica da indústria, a escola persistia acadêmica, propedêutica e aristocrática. Nota disto, é que as escolas oficiais eram mais procuradas pelas camadas médias desejosas de ascensão social e que, por isso mesmo, preferiam os cursos de formação aos profissionalizantes.

 

Sobre a reforma do ensino secundário e seus impactos nos campos social e educacional, julgue as afirmativas a seguir.

 

I O curso secundário passou a ter quatro anos de ginásio e três de colegial, sendo este último dividido em curso clássico e científico.

II A reforma do ensino secundário atribuiu às escolas autonomia didática e administrativa, além de importante ênfase na pesquisa e difusão da cultura.

III O ensino secundário passou a ser oferecido em dois ciclos: um fundamental, de cinco anos, e outro complementar, de dois anos.

IV A reforma do ensino secundário deu às instituições de ensino oficial autonomia pedagógica para gestão do currículo e das práticas de ensino.

V O currículo do ensino secundário abrangia as disciplinas das áreas de linguagem, ciências e artes com o objetivo de fornecer uma sólida e culta formação intelectual.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:




  • I e V.

  • II e III.

  • III e IV.

  • I e IV.

  • II e V.