A demonstração do Resultado do Exercício possui uma estrutura normatizada, contendo uma ordem cronológica para seguir, que foi estabelecida pela lei das S/A, ela subsidia a tomada de decisão tanto para a empresa quanto para os usuários da contabilidade em geral. Considerando a estrutura da DRE, para obter a Receita Líquida de uma empresa, deve-se
subtrair do lucro líquido da empresa a participação dos sócios/acionistas.
subtrair do lucro operacional as perdas consideradas gastos imprevisíveis anormais, que não contribuem para obtenção de receita.
subtrair da receita bruta os custos do período, constituídos de gastos de fábrica, tais como matéria-prima, mão de obra, aluguel da fábrica, depreciação de bens da fábrica, energia elétrica da fábrica e demais itens relacionados ao custo de produção.
subtrair da Receita Bruta as Deduções e os Abatimentos, ou seja, valores que não representam sacrifícios financeiros para a empresa.
subtrair do total geral das vendas os impostos devidos ao governo, tais como IRPJ, ISS, COFINS, entre outros