As dinâmicas de grupos são técnicas elementares no contexto de inúmeras instituições como escolas, empresas, organizações não governamentais, igrejas, espaços comunitários, dentre outros. No contexto empresarial a dinâmica pode ser empregada nas políticas de provisão, desenvolvimento, aplicação, manutenção e monitoramento de pessoas. As dinâmicas de apresentação:
São dinâmicas que servem para aferir a caminhada e o trabalho do grupo. Podem ser realizadas durante o processo para avaliar os passos do trabalho e também ao final para uma avaliação geral.
São dinâmicas apropriadas para quando o volume de informação pede instantes de reflexão. Podem ser utilizadas quando há entrechoques de culturas e objetivos e torna-se necessário o mesmo enfoque.
São dinâmicas apropriadas para relaxar e descontrair o grupo. Podem ser utilizadas toda vez que o educador perceber o grupo cansado, disperso, etc., mesmo no meio de uma discussão ou plenário.
São dinâmicas que servem para reflexão sobre um tema ou problema relacionado ao propósito do encontro.
São dinâmicas voltadas para a desinibição de todos os participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.