DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


As dinâmicas de grupos são técnicas elementares no contexto de inúmeras instituições como escolas, empresas, organizações não governamentais, igrejas, espaços comunitários, dentre outros. No contexto empresarial a dinâmica pode ser empregada nas políticas de provisão, desenvolvimento, aplicação, manutenção e monitoramento de pessoas. As dinâmicas de apresentação: 

 




  • São dinâmicas que servem para aferir a caminhada e o trabalho do grupo. Podem ser realizadas durante o processo para avaliar os passos do trabalho e também ao final para uma avaliação geral.

  • São dinâmicas apropriadas para quando o volume de informação pede instantes de reflexão. Podem ser utilizadas quando há entrechoques de culturas e objetivos e torna-se necessário o mesmo enfoque.

  • São dinâmicas apropriadas para relaxar e descontrair o grupo. Podem ser utilizadas toda vez que o educador perceber o grupo cansado, disperso, etc., mesmo no meio de uma discussão ou plenário.

  • São dinâmicas que servem para reflexão sobre um tema ou problema relacionado ao propósito do encontro.

  • São dinâmicas voltadas para a desinibição de todos os participantes, principalmente para criar um entrosamento logo no início do contato.