HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Leia, com atenção, o texto abaixo.

 

Razão é um termo muito pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade. Mas todas essas formas são simbólicas. Portanto, em lugar de definir o homem como um animal rationale [racional], deveríamos defini-lo como um animal symbolicum [simbólico]. Desse modo, podemos designar sua diferença específica, e podemos compreender o novo caminho aberto ao homem: o da civilização (CASSIER, 1977, p. 51).

 

Sobre a concepção de cultura presente no texto acima, é CORRETO inferir que:




  • cultura diz respeito somente aos elementos concretos uma comunidade humana – técnica e trabalho – e, por isso, não possui propriedades simbólicas.

  • a complexidade dos elementos culturais define o homem apenas como um animal racional, diferenciando-o dos demais animais.

  • cultura é um termo de múltiplos sentidos e, por isso, não há consenso quanto à natureza da produção cultural e, tampouco, da sua função no desenvolvimento da civilização.

  • por meio da cultura o homem significa sua existência, criando um complexo conjunto de símbolos que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, as leis, os costumes e hábitos adquiridos na vida em sociedade.

  • cultura é uma dimensão natural da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.