GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS


Para certificar um produto do agronegócio é preciso que as atividades do processo de produção estejam sujeitas e passíveis à padronização e verificação da conformidade. Dentre as afirmativas apresentadas a seguir, assinale a alternativa que não condiz com o processo de certificação agroindustrial.




  • A certificação dos sistemas de produção vegetal provê informações e monitoramento do processo envolvido, desde a criação de mudas até a chegada às prateleiras e ao consumidor.

  • No caso dos sistemas de produção animal, a qualidade está refletida em informações sobre a origem dos animais, os métodos e técnicas dispendidos para a obtenção de carne, ovos, leite e derivados.

  • Na União Europeia os requisitos e critérios para empresas certificadoras são editados e oficializados nas normas europeias. Entretanto, a implementação prática de cada país membro é orientada pelas diretrizes estabelecidas pelos respectivos Ministérios da Agricultura.

  • O mercado de fibras e bioenergia, assim como os demais, exige esclarecimentos acerca da conformidade do sistema de produção, o que pode ser alcançado por meio de selos e outras certificações.

  • No Brasil, o Sebrae e a Embrapa são responsáveis pela definição de critérios para a certificação de produtos agroindustriais.