COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


Leia com atenção:

 

“Em nome de Deus (...) Nós (...) tornamos presentes (...) a nossa intenção de tudo ajustar e combinar em boa união, irmanados em uma corporação civil política, para nossa melhor organização (...) e em virtude de que serão estipuladas, constituídas e fixadas leis justas e imparciais (...)”. (Trechos do Pacto do Mayflower, de 21 de novembro de 1620, MORRIS, R. B., p.12).

 

No Pacto do Mayflower, assinado pelos puritanos antes de desembarcar na Terra Nova, fica explícito a vontade de autogoverno e independência em relação à Inglaterra, diferentemente das colônias ibéricas, que foram submetidas ao pacto colonial. Sobre a montagem do sistema administrativo das colônias inglesas do Norte, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O desenvolvimento do autogoverno foi favorecido pela falta de influência controladora do governo inglês nas colônias.

II - As assembleias asseguravam os interesses da metrópole inglesa na administração colonial e dispunha de amplos poderes.

III - Embora autônomas, cada colônia possuía um governador que deveria ser escolhido obrigatoriamente pela Coroa inglesa.

IV - As assembleias eram eleitas pelos homens livres, proprietários de terras, colonos que possuíam rendas ou pertenciam a determinada religião.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

 




  • I e IV.

  • I, II e III.

  • II, III e IV.

  • I, III e IV.

  • II e IV.