LINGUÍSTICA II
O teu Cabelo não Nega é uma marchinha de carnaval muito conhecida no Brasil. Mulata é o título original da marcha composta pelos Irmãos Valença em 1929. Conhecida e cantada nos bares do Recife, teve repercussão nacional pelo lançamento feito por Lamartine Babo em 1931. Considerando essa marchinha, leia a estrofe a seguir.
O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor (...)
Disponível em:
Considerando a estrofe e os estudos sobre a sequenciação interfrástica, principalmente no que diz respeito às relações discursivas/argumentativas, analise as afirmativas.
I) Apesar das campanhas de combate ao preconceito e de qualquer tipo de discriminação às minorias, como os negros, homossexuais, deficientes físicos etc., percebemos nesta estrofe uma postura preconceituosa do autor.
II) Nesta estrofe, percebemos a supervalorização do negro, o carinho e o amor do autor pela mulata que deixa bem claro que está apaixonado, conforme é comprovado no verso “Mulata eu quero o teu amor”.
III) Na frase: “Mas como a cor não pega mulata”, o MAS estabelece uma relação de contrajunção, ou seja, apesar de ela ser mulata, ele (ainda assim) quer o amor da moça, tendo em vista que cor não é elemento contagioso.
IV) Na frase: “Mas como a cor não pega mulata”, o MAS estabelece uma relação de extensão, ou seja, ele exprime uma amplificação/continuidade do assunto, assim como no enunciado “Paulo foi aprovado no concurso. Mas isso é o que se espera de uma pessoa estudiosa”.
São corretas as afirmativas contidas na alternativa: