LINGUÍSTICA II


Leia o texto a seguir:

 

Planeta água

                    Guilherme Arantes

 

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas [...]

Fonte: LETRAS.MUS. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2015.

 

Você estudou que a sequenciação parafrástica é realizada com elementos de recorrência responsáveis por fazer o texto progredir. Considerando esse estudo, analise o emprego das expressões “Água que nasce”, “Água que faz”, “Águas que banham” e “Águas que caem” no texto “Planeta água”, de Guilherme Arantes. Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir colocando F para as falsas e V para as verdadeiras.

 

I- (  ) Essas expressões constituem uma recorrência de estruturas (ou paralelismo sintático), pois têm a mesma ordem sintática.

II- (  ) Essas expressões atuam como elementos de recorrência pois são responsáveis em fazer o texto progredir, uma vez que retomam o conceito água e explicitam suas diferentes atuações, acrescentando aspectos que somam a sua importância.

III- (  ) Essas expressões se constituem como elementos de redundância, uma vez que contribuem para repetir a mesma informação no texto.

IV- (  ) A progressão textual, nesse texto, em grande parte, é possibilitada pelo uso dessas expressões, uma vez que elas apresentam novas informações no texto, em relação aos papéis desempenhados pela(s) água(s) no mundo.

 

A sequência correta está contida na alternativa:




  • V, V, F, F.

  • F, F, F, V.

  • V, V, V, V.

  • F, V, F, F.

  • V, V, F, V.