DINÂMICAS, TÉCNICAS E JOGOS VIVENCIAIS


Ana Mara é diretora de Recursos Humanos da empresa XZY com filiais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Como em toda empresa, na XZY também existem problemas: alta rotatividade de funcionários, muitas reclamações sobre os estilos de gerenciamento das pessoas, falta de oportunidade de crescimento profissional, não valorização da criatividade e muitos outros. Mediante esse quadro, Ana Mara optou por investir, de imediato, na formação de líderes. Adotou um curso de desenvolvimento gerencial composto de cinco módulos e, nestes, foram utilizadas várias estratégias lúdicas (jogos, simulações, Psicodrama, estudos de caso, entre outras). Esse curso foi liderado pela analista de gestão de pessoas Beatriz. Como facilitadora, Beatriz expressou algumas atitudes como:  

 

I) Realizou um “cheque-list” das tarefas que seriam desenvolvidas com os colaboradores; 

II) Desconsiderou o local em que iria ser aplicada a técnica, pois deduziu que uma empresa grande como a XYZ teria uma excelente sala de treinamentos;

III) Respeitou e manteve sigilo sobre as crenças, atitudes e comportamentos dos colaboradores que participaram do treinamento.

 

Podemos afirmar que são corretas as assertivas:

 




  • II, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I e III, apenas.

  • I, apenas.

  • I, II, III.