A REINVENÇÃO DO BRASIL NO SÉCULO XIX


Reflita sobre as chamadas Revoltas Regenciais a partir do comentário seguinte:

Se nem todos os rebeldes aderiram à revolta atendendo a claras motivações políticas, muitos outros – provavelmente a maioria – assim procederam, até porque a insatisfação militar, a crise econômica, o antilusitanismo e a busca de autonomia tornavam-se evidentemente politizadas. (BASILE, Marcelo. Revoltas regenciais na Corte: o movimento de 17 de abril de 1832. Anos 90, Porto Alegre, v. 11, n. 19/20, p.259-298, jan./dez. 2004)

Apesar de se referir a um evento específico (o movimento de 17 de abril de 1832), ele serve de base reflexiva para todos os movimentos do período. O comentário aponta para a postura ativa popular, mas também, a postura reativa governamental.

Assim, responda qual dos personagens seguintes pode ser considerado o de maior importância para o sucesso do governo no controle das revoltas regenciais durante o período regencial brasileiro? Assinale corretamente:




  • Diogo Antônio Feijó, ministro da justiça responsável pela criação e regulamentação da Guarda Nacional.

  • Luís Alves da Lima e Silva, o Duque de Caxias, que invadiu a cidade de Caxias e esmagou a Balaiada no Pará.

  • O estancieiro e governador gaúcho Bento Gonçalves, que soube manter a ordem no Rio Grande do Sul apesar do transtorno gerado pela “Guerra dos Farrapos”.

  • José Bonifácio de Andrade, que com as ordens do imperador, contratou estrategistas ingleses para suprimir a revolta da Cisplatina.

  • Giuseppe Garibaldi, que obteve sucesso na contenção da revolta farroupilha, habilitando-se para a atuação militar em outras regiões brasileiro.