O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS


Leia com atenção:

 

Em toda a América, falava-se muito de liberdade, de igualdade, dos direitos do homem. A declaração de Independência proclamava “Consideremos essa verdade evidente: QUE TODOS OS HOMENS SEJAM CRIADOS IGUAIS”. Agora eram aprovadas leis que tentavam fazer essa verdade tomar corpo na vida real, e não só no papel. (HUBERMAN, 1966, p. 69)

 

A Constituição americana de 1787, como todas as constituições burguesas, significou a condenação das práticas políticas discriminatórias, vigentes até então. Podemos apontar como características da Constituição americana:

 

I – adoção de um Estado federal soberano, responsável pela política exterior, pela defesa, pelo comércio com o estrangeiro e entre os Estados.

II – criação de estados independentes, com maior autonomia e poder soberano nas decisões políticas internas.

III – governo estruturado em quatro poderes: legislativo, judiciário, executivo e federativo-moderador, criado em 1789, após a aprovação da Constituição.

IV – estabelecia o direito de voto a todos os cidadãos, inclusive mulheres e negros, se tornando a primeira constituição a proclamar a igualdade social.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I e IV 

  • I e II 

  • II e IV 

  • I, III e IV 

  • I, II e III